Mantenha-se Motivado! 6 dicas

A motivação é sem sombra de dúvidas um dos pilares mais importantes para que o seu negócio aconteça e evolua constantemente.

Sem motivação você dificilmente dará o primeiro passo, e se der, provavelmente vai desistindo aos poucos com as mais diversas desculpas que você dará a você mesmo!

Coisas do tipo;

  • Isso não é pra mim;
  • Não tenho tempo;
  • Isso demanda muita estratégia e conhecimento, nunca vai dar certo comigo;
  • Não sou capaz;
  • Precisa ter vocação/dom pra fazer isso dar certo;
  • Não sou tão inteligente;
  • Os outros conseguem porque já estão nisso há anos;

Geralmente esse tipo de pensamento surge depois de algum obstáculo, muitas vezes pequenos obstáculos, mas que a desmotivação fazem parecer GIGANTES.

Primeiramente tire o pensamento de “não vai dar certo” e substitua pelo “o que eu preciso fazer para dar certo?“. Olhe com outros olhos, com os olhos de quem quer achar uma solução para continuar e não uma desculpa para desistir.

Falando assim parece fácil não é? Mas não é nada fácil, a pessoa que já vem com negativismo há muito tempo, demora muito pra conseguir mudar o pensamento. O negativismo impregna no nosso subconsciente e nos trás reações negativas automaticamente, sem se quer dar tempo de pensar antes.

Pensamento Negativo

Além de atrapalhar sua vida profissional, o pensamento negativo é capaz inclusive de afetar sua saúde física

Segundo pesquisadores da Universidade de Concordia, em Montreal (Canadá), esse sentimento pode danificar o metabolismo, o sistema imunológico e os órgãos. “Amargura persistente pode resultar em anseios de raiva e hostilidade que, quando fortes o suficiente, poderiam afetar a saúde física de uma pessoa”, explica o líder da pesquisa Carstern Wrosch. A falta de esperança assim como o estresse crônico podem ser causas de desequilíbrio hormonal, empobrecendo as reações químicas do cérebro que levam aos sentimentos de felicidade.

A falta de tolerância nas frustrações é uma das causas do negativismo, com isso voltamos a bater na mesma tecla do tópico anterior, lide com os obstáculos de maneira positiva, procurando uma solução ao invés de uma desculpa.

Pensamento Positivo

Todas as pessoas tem potencial para alcançar seu objetivos caso haja investimentos internos, ou seja, é preciso dedicação, estudo e força de vontade.

O que muitas pessoas chamam de “dom”, eu chamo de esforço e dedicação. Acredito que o “dom” até exista, mas o único benefício dele é a velocidade com que uma pessoa vai conseguir aprender a realizar determinada tarefa. O ser humano é 100% capaz de aprender qualquer coisa, nós nos adaptamos a qualquer situação e qualquer coisa, a prática leva a perfeição!

Ao contrário dos pensamentos negativos, o positivismo aumenta a imunidade do ser humano e auxilia no tratamento de doenças severas, ou seja, uma pessoa positiva é menos propícia a ficar doente.

5 Dicas para Manter-se Motivado

1 – Use frases afirmativas e motivacionais

Antes de começar um projeto, mentalize e repita frases como “vai dar certo”, fale isso pra você mesmo várias vezes.

Use placas e quadros com frases motivacionais, cole em sua volta, no seu escritório, home office, lugares que você passa a maior parte do tempo. Parece clichê mas funciona muito!

Como temos a facilidade de nos adaptar as coisas, troque as placas, e quadros de lugar de vez em quando e/ou troque eles.

2 – Lembre-se do Passado

Quando você se sentir farto de suas atribuições e atividades como empreendedor, volte brevemente ao passado: trabalhando em um escritório, o deslocamento diário, as roupas de trabalho desconfortáveis, o patrão respirando no seu pescoço.

Você vai perceber que de repente, suas atividades já não vão parecer tão cansativas. E se você precisar de um lembrete mais sério, experimente, em um de seus horários de almoço, passar pra dar uma olhadinha no antigo trabalho. Vai servir, com certeza, como motivação.

3 – Registre Seu Progresso

Isso faz com que os empreendedores não olhem pra trás com arrependimento. Isso faz cada erro parecer uma lição e um aprendizado.

Cada vez que você registrar um progresso e perceber que anteriormente seu resultado foi menor do que o de hoje, isso te dará motivação e fará com que o seu resultado de hoje pareça maior e mais importante (e realmente é). Um empreendedor de sucesso se faz com melhorias constantes.

4 – Tenha Tempo para Sua Vida Pessoal

Somos empreendedores, mas não somos de aço! Amigos, família, tudo isso faz muito bem pra mente e para o coração.

Desacelerar um pouco e relaxar não vai te fazer menos responsável. Fixe seus horários de trabalho e foque totalmente nos seus projetos nesse período, mas reserve também um horário para o lazer, mesmo que seja a noite.

Seja presente na vida da sua família, compartilhe bons momentos, cuide dos seus filhos, brinque com eles, tenha amigos e cultive essas amizades.

5 – Faça 30% do seu trabalho dentro de três horas após acordar

Numerosos estudos têm mostrado que as pessoas são mais produtivas nas primeiras horas após acordar. Aqui, não vale uma regra específica, já que cada corpo tem seu próprio funcionamento. Mas, aproveite-se deste momento, e vá direto ao que interessa.

Faça as principais atividades da sua agenda do dia nesse período. Troque o café da manhã por um chá (você pode tomar um café 30 minutos mais tarde) e comece a trabalhar dentro de 40 minutos depois de acordar.

Você vai se surpreender com o quão produtivo você vai estar. E , quando olhar suas metas do dia, e perceber que antes de 10hs da manhã você está com 30% do seu trabalho concluído, você vai tomar uma injeção de motivação. Não sei se existe algo mais motivador que olhar pra uma lista de atividades, das quais depende o meu negócio e vê-las sendo concluídas.

Isto é o que alguns dos grandes criadores de start-ups fazem diariamente para tornarem-se mais bem sucedidos. (http://blog.dica5.com)

6  – Molde-se Diante de Situações Desafiadoras

Para lidar com um ano de incertezas, desenvolva a plasticidade. Plasticidade é saber se moldar diante de uma situação nova e desafiadora, mudar, se reinventar, saber ler o que está acontecendo a sua volta e aprender as respostas certas. (https://endeavor.org.br)

Se você chegou até aqui, eu te peço que veja o vídeo abaixo. É o melhor vídeo motivacional que eu já vi em toda minha vida e eu assisto ele várias e várias vezes em diferentes situações. Vai levar apenas 5 minutos e você vai sair se sentindo muito melhor.

 

 

Gabriel Vicente

Gabriel Vicente

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *